Atividades

HABILITAÇÃO E REABILITAÇÃO
Habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência visual na busca pela autonomia e independência.

INCLUSÃO DIGITAL

Facilita e fomenta o domínio de softwares e o manejo dos recursos de tecnologia assistiva. Domínio na utilização de recursos de acessibilidade tecnológica. Divulgação de novas tecnologias entre os usuários e a comunidade.

ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE

Oferece à pessoa com deficiência visual (cega e baixa visão) o desenvolvimento da capacidade de orientação espacial e locomoção de forma independente.

Orienta a pessoa a se relacionar com o espaço, objetos, sons e odores do ambiente, por meio dos sentidos.

Habilita para a utilização de técnicas do uso da bengala, do guia vidente, técnicas de autoproteção e mobilidade em ambientes internos e externos.

AVD (Atividades da Vida Diária)

Auxiliar no reconhecimento e na adaptação de ambientes, utensílios e atividades, construindo estratégias que favoreçam a autonomia e independência no desenvolvimento de atividades da vida diária e prática, como por exemplo: higiene pessoal, vestuário, alimentação, compras, manuseio do dinheiro, uso do telefone, entre outros.

ITINERANTE
Realizar acompanhamento externo, auxiliando na inclusão escolar, cursos profissionalizantes e no mundo do trabalho.

Beneficiar a inclusão do usuário com a escola e a empresa.

Atender alunos da rede regular de ensino no contra turno escolar.

Assessorar professores da rede regular de ensino.

Oferecer acompanhamento ao usuário integrado no ensino regular, a cursos de ensino profissionalizante e cursos superiores.

Oferecer apoio e acompanhamento na utilização da sala de recursos de instituições de ensino e empresas.

Participar de reuniões, quando necessário, com os órgãos envolvidos.

ALFABETIZAÇÃO EM BRAILE PARA DEFICIENTES VISUAIS, FAMILIARES E COMUNIDADE
Habilitar as pessoas para a leitura e escrita no sistema braile.

Oferecer conhecimento de introdução ao sistema braile para associados, familiares e comunidade em geral.

Proporcionar conhecimento da leitura e escrita no sistema braile.

Atender alunos da rede regular de ensino no contra turno escolar.

Assessorar professores da rede regular de ensino.

AVALIAÇÃO FUNCIONAL DA VISÃO
Encaminha os usuários a entidades congêneres para a Avaliação Funcional da Visão, para interpretar e integrar dados diagnósticos,  testar e treinar recursos especiais ópticos
e não ópticos.

ATIVIDADES DESPORTIVAS – GOALBALL

Desenvolver técnicas do movimento e desenvolvimento motor nos treinos de goalball visando as competições. A AFADEV é filiada à CBDV – Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais desde 2013.

GRUPO ENCONTRO

Atividades entre usuários, familiares e voluntários proporcionando integração, troca de experiências, inclusão social, resgate da autonomia, fortalecimento de vínculos, construção e/ou retomada de habilidades, formação cidadã entre outros.

OFICINA DE ARTESANATO

Atividades realizadas por voluntários, com a utilização de técnicas, métodos e materiais específicos que proporcionam aprendizado voltado à subjetividade, imprevisibilidade, virtualidade e auto percepção.

Viabiliza o desenvolvimento da autoestima como processo terapêutico, além de trabalhar o desapego e a concentração. Potencializa o desenvolvimento do tato, estimula o processo de criação, incentivando a reflexão e a convivência com as limitações inerentes a todos, aproximando o relacionamento entre as pessoas.

OFICINA DE MÚSICA

Desenvolvimento de habilidades motoras e de audição, integração e desinibição. Atividades realizadas por voluntários.

Também acontecem oficinas, em parceria com a Escola Pública de Música, as quais desenvolvem a musicalidade, a criatividade, desenvoltura e ritmo de forma dinâmica e adaptada, proporcionando aos usuários o aprendizado da música por meio do instrumento escolhido. A oficina atua como um poderoso recurso educativo, além de promover a integração e desinibição.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL E INCLUSÃO NO MUNDO DO TRABALHO
Favorece o ingresso da pessoa com deficiência visual em cursos profissionalizantes e ao mundo do trabalho, atendendo direitos constitucionais do cidadão.

Encaminhar e acompanhar a pessoa com deficiência visual (cegueira e baixa visão) em cursos profissionalizantes, ações de geração de renda e inclusão no mundo do trabalho.

Acompanhar o desenvolvimento da pessoa com deficiência visual em sua atividade laboral.

Prestar assessoramento a empresas no que concerne à acessibilidade e estimular o ingresso de pessoas com deficiência no quadro funcional das empresas.

PALESTRAS, CONSCIENTIZAÇÃO E AUXÍLIO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Relatos da vida social, profissional e particular pelo deficiente visual, levando motivação com suas superações e conquistas. Também são realizadas vivências e são apresentadas dicas de como auxiliar os deficientes visuais.

Desenvolver palestras a escolas, universidades, empresas e demais instituições no sentido de orientar e sensibilizar a sociedade sobre questões relacionadas à deficiência visual (cegueira e baixa visão), bem como sobre a importância da prevenção e o atendimento precoce dos problemas relacionados à deficiência visual.

Auxiliar na formação de estudantes com campo de estudo e pesquisa voltados à área da deficiência visual.

CONFECÇÃO DE MATERIAIS

Confecção de materiais pedagógicos adaptados para baixa visão e materiais acessíveis aos cegos: jogos, livros, textos, poesias, áudios, material audiovisual e audiodescritivo, atividades de ensino regular, entretenimento, material para assessorias, dentre outros.

BIBLIOTECA, AUDIOTECA E VIDEOTECA COM AUDIODESCRIÇÃO

Empréstimo do acervo para usuários e demais interessados, mediante cadastro e prazo de devolução.

Disponibilizar aos associados da AFADEV materiais adaptados (braile, ampliado, áudios e vídeos com audiodescrição), possibilitando o acesso à educação e à cultura, promovendo a autonomia, estimulação do convívio familiar, a inclusão à vida comunitária e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência visual (cegas ou com baixa visão).

ASSESSORIA E ENCAMINHAMENTO

Apoio a outras organizações da sociedade civil, a órgãos do setor público e privado e encaminhamentos para diversos serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *