Atividades

HABILITAÇÃO E REABILITAÇÃO
Habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência visual na busca pela autonomia.

INCLUSÃO DIGITAL

Facilita e fomenta o domínio de softwares e o manejo dos recursos de tecnologia assistiva. Domínio na utilização de recursos de acessibilidade tecnológica. Divulgação de novas tecnologias entre os usuários e a comunidade.

ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE

Oferece à pessoa com deficiência visual (cega e baixa visão) o desenvolvimento da capacidade de orientação espacial e locomoção de forma independente.

Orienta a pessoa a se relacionar com o espaço, objetos, sons e odores do ambiente, por meio dos sentidos.

Habilita para a utilização de técnicas do uso da bengala, do guia vidente, técnicas de autoproteção e mobilidade em ambientes internos e externos.

AVD (Atividades da Vida Diária)

Auxiliar na adaptação de ambientes, utensílios e atividades, construindo estratégias que favoreçam a autonomia e independência no desenvolvimento de atividades da vida diária e prática, como por exemplo: higiene pessoal, vestuário, alimentação, compras, manuseio do dinheiro, uso do telefone, entre outros.

ESTIMULAÇÃO PRECOCE
Promover às crianças com cegueira ou baixa visão possibilidades de um desenvolvimento global precocemente 
(percepções auditivas, táteis, olfativas e gustativas).

Proporcionar orientações favorecendo o desenvolvimento da criança nas diferentes fases de sua vida tendo os pais ou responsáveis como sujeitos participantes do seu desenvolvimento.

Adapta e intervém de forma interdisciplinar na orientação de outros profissionais com a pessoa com deficiência para desenvolver determinada atividade, de forma a agregar conhecimento e estimular sua evolução.

ATENDIMENTO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO
Promover o auxílio pedagógico para pessoas com cegueira e baixa visão, associado ou não a outras deficiências.

Proporcionar a alfabetização, por meio da leitura e escrita no Sistema Braile e do método ampliado, para crianças e adultos com cegueira e baixa visão.

Atender alunos da rede regular de ensino no contra turno escolar.

Assessorar professores da rede regular de ensino.

ITINERANTE
Realizar acompanhamento externo, auxiliando na inclusão escolar, cursos profissionalizantes e no mundo do trabalho.

Beneficiar a inclusão do usuário com a escola e a empresa.

Atender alunos da rede regular de ensino no contra turno escolar.

Assessorar professores da rede regular de ensino.

Oferecer acompanhamento ao usuário integrado no ensino regular, a cursos de ensino profissionalizante e cursos superiores.

Oferecer apoio e acompanhamento na utilização da sala de recursos de instituições de ensino e empresas.

Participar de reuniões, quando necessário, com os órgãos envolvidos.

ALFABETIZAÇÃO EM BRAILE PARA DEFICIENTES VISUAIS, FAMILIARES E COMUNIDADE
Habilitar as pessoas para a leitura e escrita no sistema braile.

Oferecer conhecimento de introdução ao sistema braile para associados, familiares e comunidade em geral.

Proporcionar conhecimento da leitura e escrita no sistema braile.

Atender alunos da rede regular de ensino no contra turno escolar.

Assessorar professores da rede regular de ensino.

AVALIAÇÃO FUNCIONAL DA VISÃO
Encaminha os usuários a entidades congêneres para a Avaliação Funcional da Visão, para interpretar e integrar dados diagnósticos,  testar e treinar recursos especiais ópticos e não ópticos.

ATIVIDADES DESPORTIVAS – GOALBALL

Desenvolver técnicas do movimento e desenvolvimento motor nos treinos de goalball visando as competições. A AFADEV é filiada à CBDV – Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais desde 2013.

GRUPO DE CONVIVÊNCIA

Atividades de convivência entre usuários, familiares e voluntários proporcionando integração, troca de experiências, inclusão social, resgate da autonomia, fortalecimento de vínculos, construção e/ou retomada de habilidades, formação cidadã entre outros.

OFICINA DE ARTESANATO

Atividades realizadas por voluntários, com a utilização de técnicas, métodos e materiais específicos que proporcionam aprendizado voltado à subjetividade, imprevisibilidade, virtualidade e auto percepção; viabilizam o desenvolvimento da autoestima como processo terapêutico, além de trabalhar o desapego e a concentração. Potencializa o desenvolvimento do tato, estimula o processo de criação, incentivando a reflexão e a convivência com as limitações inerentes a todos, aproximando o relacionamento entre as pessoas.

OFICINA DE MÚSICA

Desenvolvimento de habilidades motoras e de audição, integração e desinibição. Atividades realizadas por voluntários.

Também acontecem oficinas, em parceria com a Escola Pública de Música, as quais desenvolvem a musicalidade, a criatividade, desenvoltura e ritmo de forma dinâmica e adaptada, proporcionando aos usuários o aprendizado da música por meio do instrumento escolhido. A oficina atua como um poderoso recurso educativo, além de promover a integração e desinibição.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL E INCLUSÃO NO MUNDO DO TRABALHO
Favorece o ingresso da pessoa com deficiência visual em cursos profissionalizantes e ao mundo do trabalho, atendendo direitos constitucionais do cidadão.

Encaminhar e acompanhar a pessoa com deficiência visual (cegueira e baixa visão) em cursos profissionalizantes, ações de geração de renda e inclusão no mundo do trabalho.

Acompanhar o desenvolvimento da pessoa com deficiência visual em sua atividade laboral.

Prestar assessoramento a empresas no que concerne à acessibilidade e estimular o ingresso de pessoas com deficiência no quadro funcional das empresas.

SALA DE RECURSOS JUNTO À ESCOLA MUNICIPAL ILZA MOLINA MARTINS
Assessoramento especializado a professores e alunos, auxiliando-os na rede regular de ensino.

PALESTRAS, CONSCIENTIZAÇÃO E AUXÍLIO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Relatos da vida social, profissional e particular pelo deficiente visual, levando motivação com suas superações e conquistas. Também são realizadas vivências e são apresentadas dicas de como auxiliar o deficiente visual.

Desenvolver palestras a escolas, universidades, empresas e demais instituições no sentido de orientar e sensibilizar a sociedade sobre questões relacionadas à deficiência visual (cegueira e baixa visão), bem como sobre a importância da prevenção e o atendimento precoce dos problemas relacionados à deficiência visual.

Auxiliar na formação de estudantes com campo de estudo e pesquisa voltados à área da deficiência visual.

CONFECÇÃO DE MATERIAIS

Confecção de materiais pedagógicos adaptados para baixa visão e materiais acessíveis aos cegos: jogos, livros, textos, poesias, áudios, material audiovisual e audiodescritivo, atividades de ensino regular, entretenimento, material para assessorias, dentre outros.

BIBLIOTECA, AUDIOTECA E VIDEOTECA COM AUDIODESCRIÇÃO

Empréstimo do acervo para usuários e demais interessados, mediante cadastro e prazo de devolução.

Disponibilizar aos associados da AFADEV materiais adaptados (braile, ampliado, áudios e vídeos com audiodescrição), possibilitando o acesso à educação e à cultura, promovendo a autonomia, estimulação do convívio familiar, a inclusão à vida comunitária e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência visual (cegas ou com baixa visão).

REDE SOCIOASSISTENCIAL PÚBLICA E PRIVADA

Apoio a outras organizações da sociedade civil, a órgãos do setor público e privado e encaminhamentos para diversos serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *